novembro 15, 2024

Sequestro espiritual (texto)

O que seria um sequestro espiritual? Analisemos:

Hoje em dia ouve-se muito falar assim: “Fulano foi sequestrado!” Tornou-se frequente. É tão comum nos dias de hoje que existem tipos diferentes de sequestro classificados pela própria polícia como: (a) sequestro relâmpago; (b) sequestro por motivo de vingança; (c) sequestro por tempo indeterminado etc. Todos eles, porém, são com o objetivo de se conseguir muito dinheiro em troca de uma vida (a chantagem). A maioria, felizmente, acaba bem, mas outros acabam em grandes tragédias. Em todos os casos de sequestro tenta-se resgatar, salvar a vítima.

Isso também acontece dia-a-dia na vida espiritual de muitas pessoas, seja cristã ou não.

Quando acontece um sequestro espiritual na vida de uma pessoa que não é cristã é compreensivo porque ela não tem Jesus como seu Senhor e Salvador e nem possui armas espirituais para se defender. Mas isso não pode acontecer na vida de uma pessoa cristã.

Uma vez sonhei que eu tinha sido sequestrada, mas em nenhum momento tive medo. Quando contei ao meu marido, ele repreendeu e esqueci o sonho. Passados alguns dias, Deus me disse assim: “Você foi sequestrada espiritualmente porque você adormeceu. Te avisei em sonho e você nem se importou”.

Imediatamente tomei um susto e Deus me fez lembrar de uma tribulação a qual eu estava passando que abrangia todas as áreas da minha vida. Sentia-me como se eu andasse vagarosamente pela rua e contra mim viesse um vento muito forte, aquele tipo de vento que levanta tanta poeira que não conseguimos nem abrir os olhos, e eu não enxergava nada na frente que pudesse me segurar para o vento não me arrastar. Mas eu continuava firme na certeza de que Deus era soberano na minha vida, que essa tempestade ia passar e que eu ia sobreviver, sem ser arrastada pelo tal vento.

Respondi pra Deus: “Me perdoa meu Pai, o Senhor tem razão. Eu não fui sensível à tua voz e, espiritualmente, cochilei mesmo”. E Deus carinhosamente me retornou dizendo: “Escreva sobre o sequestro espiritual, pois o meu povo precisa acordar. Vou lhe dar o material necessário para escrever e espalhar sobre a terra”.

Conheço uma pessoa que passou por um sequestro verdadeiro e vou citá-la como exemplo. Tomei-a como exemplo e vou tentar passar isso para o plano espiritual.

“Patrícia é filha de pais separados e na época cursava faculdade. A família leva uma vida estável e todos são batalhadores. Mora com sua mãe e seus irmãos. Um dia seu pai, já casado com outra mulher, dono de uma certa riqueza, comprou um comércio para Patrícia e seus irmãos administrarem. Todos eram incrédulos, porém já haviam sido evangelizados por um parente, a Rosely, serva do Senhor Jesus. No comércio tudo ia bem. Uma bela manhã Patrícia foi sequestrada em seu próprio carro e tirada de dentro do seu próprio comércio por um dos funcionários daquele comércio. O sequestrador, acompanhado de uma outra mulher, colocou Patrícia dentro do porta-malas do carro e começou a rodar quilômetros com ela. Lembro-me que estava um calor intenso. Isso aconteceu de manhã bem cedinho e ele só fez o primeiro contato à noite. Rosely me ligou por volta de 16:00 horas pedindo ajuda em oração e começamos a contatar vários irmãos da Igreja, pedindo que orassem em concordância contra daquela situação maligna. Ele deixou-a no porta-malas o tempo todo. Apenas deu a ela uma lata de refrigerante gelada, objeto que ela usou para se refrescar por algum tempo, pois ela passava o alumínio em seu corpo para aliviar o calor que sentia. Estava numa situação caótica: suada, com pouco ar, chacoalhando no interior de um porta-malas pequeno, se sujando toda por não poder ir ao banheiro, amarrada e amordaçada. O sequestrador contou a ela que fizera isso para se vingar do seu pai, pois o conhecera no passado e tinha uns acertos de contas a fazer com ele. Uma mulher, que nada sabia, de dentro de sua casa suspeitou de algo errado quando o sequestrador parou o carro próximo ao seu portão e ela chamou a polícia. Glória a Deus pela vida daquela senhora! O sequestro durou quase 48:00 horas. Eu tenho certeza que a salvação de Patrícia foi a oração do povo de Deus”.

Patrícia e sua família não precisaram entregar nada ao sequestrador, pois não houve tempo. Mas mesmo que precisassem, entregariam valores materiais, como é característico acontecer em um sequestro.

Por causa disso, Patrícia passou muitos meses em casa sem ir trabalhar, pois estava traumatizada. Também não ia à Faculdade, pois sentia medo. Não ia nem sequer até a sacada de sua casa, pois via o sequestrador em tudo. Precisou de um tratamento psicológico com um médico, pois não conhecia o poder do Médico dos médicos.

Patrícia estava coberta pela oração da Igreja e por isso não sofreu abuso sexual, mas muitas vítimas de sequestro sofrem essa violação também e o trauma se enraíza mais fortemente no interior da vítima.

Essa é a primeira área que o diabo tenta destruir, pois ele sempre alega que a carne é fraca. Não devemos nos esquecer que Deus nos fez filhos e nos deu o direito de dominarmos sobre todas as coisas; nossas palavras determinam e as obras acontecem. Não devemos aceitar sermos dominados por nada, nem por sentimentos, pois estaríamos desobedecendo aos Estatutos de Deus e recebendo maldições em decorrência da desobediência.

Nos exemplos mencionados acima vemos que o diabo está sempre “rodeando e sequestrando os direitos espirituais das pessoas”, conseguindo, com isso, que ela não receba as bênçãos provenientes das promessas de Deus.

O SEQUESTRO PROPRIAMENTE DITO ENVOLVE:

Valores materiais à dinheiro, emprego, cargo/função/promoção, estudo, imóvel(is), objeto(s), herança, saúde e riqueza; e

Valores espirituais e morais à alegria de viver, ânimo, fé, esperança, certeza, amor, direito à salvação, promessa dada por Deus, relacionamento(s), caráter, direito de conquistar, direito de perdão, herança de Deus, prosperidade e ministério.

Dinheiro, emprego, cargo/função, promoção, estudo, imóvel(is), objeto(s), herança e riqueza:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando não dizimamos ao Senhor. Aí ele pode roubar qualquer um destes bens. Vide Malaquias 3:7 ao 12: “…Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes. Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós diz o Senhor dos Exércitos. Mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo será estéril, diz o Senhor dos exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos…”.

Saúde:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando (a) não perdoamos: 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”; Jesus na verdade “tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores. Foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, e o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53); e quando (b) não cuidamos do nosso corpo que é o templo do Espírito Santo: 1 Coríntios 6:19: “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” Saúde quer dizer estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal, sadio e são.

Alegria de viver:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando nos entristecemos por situações que vemos e ouvimos; permitimos que nossos olhos e nossos ouvidos espirituais se contaminem. Alegria é satisfação, júbilo, contentamento. “…Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força”, afirma o livro de Neemias 8:10. O livro de Salmos é bem claro quando afirma assim: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra…” Olhe para Jesus!

Ânimo:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando permitimos que o desânimo se instale em nós, causando o abatimento. O desânimo se aloja fazendo morada em nosso corpo, quando não o expulsamos. Ânimo é disposição resoluta e inalterável, em face de situações difíceis; coragem. “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, João 16:33.

Fé, esperança e certeza:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando a primeira tentativa de uma conquista dá errada, quando aquilo que estamos esperando ou desejando não acontece no tempo que a gente quer. São as armas que o diabo mais usa para destruir o povo de Deus. “Fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1). Esperança é fé e confiança em conseguir o que se deseja (Romanos 12:12 “…alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”). Certeza é segurança, estabilidade (Hebreus 6:11 e 12: “…desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas…”). São três características que, na minha opinião, não podem faltar em nós cristãos. Com estas três características podemos derrubar toda fortaleza do inimigo. Não é possível ter fé e não ter esperança; nem é possível ter esperança e não ter fé; nem é possível ter fé e esperança sem ter certeza.

Amor:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando somos ofendidos por alguém e não perdoamos, ou seja, guardamos a ofensa em nosso coração, em uma caixinha bem pequenininha lá no fundo, depois a trancamos com chave e ainda por cima guardamos a chave em algum lugar que nem nos lembramos. O amor é um sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser. O Apóstolo Paulo afirma que sem o dom do amor os demais dons não servem para nada. Vejamos 1 Coríntios 13: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino… Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”.

Direito à salvação:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando não aceitamos Jesus em nosso coração como Nosso Senhor e Salvador e não o obedecemos: “…Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria…”, 1 Samuel 15:22. Alguns exemplos de homens de Deus que obedeceram e foram abençoados, além de terem conquistado a salvação: Noé, Abraão, Bezaleel, Josué, Ezequias, José e Maria, Paulo e o próprio Cristo.

Promessas e herança de Deus:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando deixamos de crer nas promessas que vem Deus para crer no ser humano, em alguém que anuncia um falso evangelho, ou em alguém que fica criticando seu próximo, ou em alguém que fica tentando dar rasteira no colega de trabalho, ou ainda em alguém que fica dando ouvidos aos conselhos do ímpio. Outros que deixam de crer nas promessas de Deus porque preferem acreditar no zodíaco, na pirâmide, nos livros espirituais escritos por homens inspirados por deuses que são inspirados por Satanás. Não temos direito à herança de Deus se não crermos nas suas promessas, vírgula por vírgula, página por página (Apocalipse 3:21: “…Ao que vencer, dar-lhe-ei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono…”).

Relacionamento(s):

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando não valorizamos nossos amigos, nossos irmãos, nossos parentes; muitos preferem as drogas, o álcool, a prostituição do que um dia de comunhão com sua família. Relacionamento é conviver ou comunicar-se com os seus semelhantes.

Caráter:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando começamos a imitar um ídolo ou mesmo uma pessoa que admiramos e deixamos de ser nós mesmos. Às vezes a pessoa faz isso involuntariamente e quando ela é alertada, ela se zanga e nega-se a te ouvir. Caráter é o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo; gênio, humor, temperamento. A palavra de Deus afirma: “Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”.

Direito de conquistar:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando pecamos e não nos arrependemos; não podemos conquistar a terra prometida, a saúde, a prosperidade se estamos em pecado e vivemos em trevas; a única coisa que conseguimos conquistar estando num estado espiritual assim são derrotas, doenças e maldições. Conquistar é alcançar, obter por mérito: “Abraão conquistou a confiança de Deus ao oferecer sem medo seu filho unigênito Isaque em holocausto; Noé conquistou a salvação de sua casa ao construir a arca que Deus o ordenara; Sara conquistou o sonho de ter um filho, mesmo duvidando da promessa de Deus nos seus 90 anos; Ester conquistou o coração do Rei Assuero, pranteando com jejum e lamentação”.

Direito de perdão:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando não perdoamos e achamos que Deus pode nos perdoar porque não conseguimos perdoar. Se não concedermos perdão ao nosso próximo, seja ele quem for, não seremos perdoados pelo Pai Celestial. Quando não perdoamos, os atormentadores nos consomem por completo. Observamos que toda pessoa que tem uma simples mágoa no seu coração é uma pessoa atormentada (sem paz), enferma, amarga e vingativa. O perdão traz paz e automaticamente nos dá saúde e vigor no corpo, na alma e no espírito. (Mateus 6:14, 15: “…Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas…”; Lucas 6:37: “…Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados…”; Mateus 18:21 e 22: “…Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete…”).

Prosperidade:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando deixamos a dúvida se apossar de nós nos momentos de um “deserto”, seja ele financeiro ou espiritual. A prosperidade na vida do cristão tem que ser tanto financeira quanto espiritual. Não podemos ser ricos de dinheiro e pobres no ministério e não podemos ser ricos no ministério e pobres financeiramente. Deus nos promete abundância em tudo; Jesus veio para termos vida abundante. Abundante significa em grande número, numeroso. Prosperidade significa bem-sucedido, afortunado, feliz. Provérbios 28:25 afirma: “…O cobiçoso levanta contendas; mas o que confia no senhor prosperará…”; 1 Crônicas 22:13: “…Então prosperarás, se tiveres cuidado de guardar os estatutos e os juízos que o Senhor ordenou a Moisés acerca de Israel. Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes…”.

Ministério:

O diabo adquire legalidade de sequestrar quando abandonamos nossa posição, nosso lugar, quando começamos a faltar com nossa responsabilidade diante de Deus. Muitas vezes deixamos de cumprir aquilo que Deus determinou e delegamos a substitutos como se o ministério fosse um emprego público. Em uma escola se o aluno faltar muito ele é reprovado e não tem conserto, tem que reiniciar no outro ano até conquistar seu diploma. Em um emprego se o empregado ficar faltando, ele é demitido sem direito de se defender. Em uma posição ministerial, seja ela qual for, se ficarmos faltando Satanás nos derruba e ocupa nosso lugar com grandes gargalhadas, pois ninguém pode substituir um servo de Deus na posição que Deus o colocou. Lúcifer foi destituído de seu lugar e Deus não o substituiu; aquela região celeste está vazia até hoje. Saul foi outro exemplo (1 Samuel 14 em diante).

O que é mais triste é que há muito disso dentro de Igrejas Evangélicas atuando na vida de milhares de cristãos. O cristão ao invés de resgatar aquilo que lhe tem sido roubado pelo diabo – valores materiais e valores espirituais e morais – acaba sendo mais uma vítima a entrar para a lista negra de Satanás.

Se estivermos continuamente em comunhão com Deus e vigilantes, não cochilaremos e Satanás não poderá nos sequestrar por inteiro nem mesmo sequestrar algo que nos pertença. A palavra de Deus ensina que devemos “despertar” e “vigiar”.

Se você anda cochilando é tempo de despertar para o Reino de Deus. Vamos resgatar tudo aquilo que o diabo tem roubado. Ele só sabe roubar, matar e destruir, mas nós que estamos em Cristo temos o poder de resgatar nossas heranças deixadas pelo Rei dos reis.

📧Contato/aconselhamento: sosmarcia@gmail.com.

📻Programa na rádio WEB: https://radiovidasemmovimento.com.br ::: De segunda à sexta, das 17h às 18h e da 1h às 2h da madrugada.

Compartilhe nosso post:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Veja também:

Posts mais recentes:

Bispa Márcia e Bispo Oliveira

Muitas pessoas têm procurado e andado por vários caminhos, sem saber para onde ir, quando na realidade só existe um caminho e este caminho é Jesus Cristo.

Receba nossos informativos

© 2024 – www.oliveiraemarcia.com.br

Desenvolvido por nessiedigital.com.br