novembro 15, 2024

Semear (texto)

Era a 26ª semana do Ministério de Jesus quando Ele contou uma história que ficou conhecida como a parábola do semeador, registrada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Jesus estava na Galileia, junto ao mar da pesca maravilhosa, em que acalmou a tempestade.

O Mestre começou a ensinar a multidão por meio de parábolas, histórias inventadas que revelam verdades profundas. O povo da região da Galileia tinha como principal ofício a agricultura e a pesca.

Grande parte das pessoas que ouviam a Jesus, naquele dia, eram semeadores, e por esse motivo, teriam total afinidade com as palavras que saíam da boca do Mestre. Além disso, há naquelas proximidades, terrenos de tipos variados, com locais de terra boa para o plantio. O trabalho do semeador é colocar a semente no solo. Uma vez que a semente for deixada no celeiro, nunca produzirá uma safra, por isso seu trabalho é importante.

O norte de Israel possui a terra preta, ótima para o crescimento das sementes. Há também, perto das montanhas, um solo mais pedregoso. É comum haver plantas espinheiras, como a que foi usada para fazer a coroa de espinhos da crucificação.

Do lugar onde Jesus estava, era possível avistar todos esses terrenos.

Originalmente, na parábola, o semeador é Jesus. Foi Ele quem começou a boa obra da pregação do Evangelho, que é representado pelas sementes lançadas. Antes da Sua ascensão, o Mestre convocou os Seus discípulos e os deu a grande comissão, para continuar a semeadura em todo o mundo.

Atualmente, todos os Cristãos são considerados semeadores em potencial, bastando apenas entender e aceitar o bom chamado do nosso Senhor, e passar a semear os corações férteis das nações, prontos para frutificar.

E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. Confira Marcos 4:1-9: Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia. Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino: “Ouçam! O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”. A seguir Jesus acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” e dos versículos 15 ao 20: “Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada. Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam. Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um”.

Segundo o nosso Messias, há quatro tipos de terrenos (corações), que contém os solos:

  1. 4:4: Beira do caminho – Satanás lhes rouba a palavra e seus corações endurecem pelas pisadas de pessoas que por ali passam; sem perdoar, só remoendo passado, cheio de mágoas, só lembram de fatos ruins, não tem gratidão por nada, levaram muitas bordoadas e por causa disso se endurecem; ouvem a Palavra e não entendem e também não perguntam; deixam o diabo criar confusão em suas mentes. Esses corações endurecidos, se não se quebrantarem, com certeza perderão a salvação.
  2. 4:5-6: Pedregoso – terrenos com uma fina camada de terra por cima, porém rochosos e duros logo abaixo da superfície; pessoas que ouvem a palavra e se mostram confiante, mas quando surgem os problemas voltam pro mundo como se Deus fosse o culpado. Solo que não consegue criar raiz, pois é terreno raso. O cristão precisa entender que no mundo passará aflições.
  3. 4:7: Solo espinhoso – é um terreno que precisa de limpeza, para retirar essas “ervas” espinhosas; pessoas que se deixam abater pelas preocupações da vida e pelo engano das riquezas que o sufocam; os espinhos simbolizam as pessoas que são extremamente sensíveis aos cuidados da vida, e que possuem um desejo exagerado pelo “sucesso material”. Se não tem dinheiro Jesus não serve.
  4. 4:8: Boa terra – as sementes encontram condições favoráveis para crescer e frutificar. É aquela em que a semente consegue penetrar profundamente no solo e criar raízes. São pessoas de corações que entendem e compreendem a Palavra de Deus, que estão dispostos a aprender a se renovar Nele dia a dia.

Há muita gente que não tem esse desejo, de conhecer verdadeiramente a Palavra do Eterno. Muitos querem saber para tentar adaptar a Palavra às suas religiões, às suas maneiras, criam o Evangelho segundo o seu eu.

Há muitos que se enganam pensando que são terra boa. A boa terra é aquela em que a semente tem liberdade para crescer e ser a semente que foi plantada, totalmente nova.

A boa terra é aquela que deseja cumprir a vontade do Eterno, os Seus mandamentos. Boa terra é aquela que anula a sua vontade, e busca fazer a vontade do Criador, permitindo que a semente, que é a Palavra de Deus, frutifique na sua vida.

Segundo a Bíblia, os frutos estão descritos pelo Apóstolo Paulo, na sua carta aos Gálatas, no capítulo 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.”

[Créditos: Internet, parte de BrasilGospel, Gospel Planet]

📧Contato/aconselhamento: sosmarcia@gmail.com.

📻Programa na rádio WEB: https://radiovidasemmovimento.com.br ::: De segunda à sexta, das 17h às 18h e da 1h às 2h da madrugada.

Compartilhe nosso post:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Veja também:

Posts mais recentes:

Bispa Márcia e Bispo Oliveira

Muitas pessoas têm procurado e andado por vários caminhos, sem saber para onde ir, quando na realidade só existe um caminho e este caminho é Jesus Cristo.

Receba nossos informativos

© 2024 – www.oliveiraemarcia.com.br

Desenvolvido por nessiedigital.com.br