Josué 1:1-7: “Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.”
No v.5 vemos que Deus está conosco hoje, pois estamos vivos. Josué também já morreu. Agora a promessa é para nós.
Quando Deus está conosco, é para nos guiar, nos sustentar e nos garantir sucesso. Foi isso que Ele quis dizer à Josué. É isso que Ele nos diz hoje.
Josué foi o substituto escolhido por Deus. Josué, Josafá, Daniel, Sadraque, Mesaque, Abdnego, José, Ester, Mordecai e tantos outros homens que passaram por grandes tribulações, mas que venceram e nunca foram desamparados por Deus.
Deus não quer que fiquemos olhando o passado, a morte, os problemas, Ele quer que avancemos e diz: “Filho(a), fulano já morreu, levanta, passa pra lá, vem pra cá, conquiste, vá enfrente, pare de chorar, abandone o pecado, deixe de lamentar, de murmurar, foque na minha vontade, siga adiante”.
Vivemos cercados por situações que nos conduzem a todo instante ao desânimo. A correria do dia-a-dia e as dificuldades naturais da vida moderna são um chamariz para o abatimento e a prostração. Não é novidade que este sentimento maléfico é o responsável por tantos projetos abandonados e casamentos desfeitos. E varias outras mazelas que paralisam e destroem tantas vidas. Porém sempre encontramos no Senhor uma palavra que nos encoraja a prosseguir em busca de nossos objetivos e sonhos.
Josué ainda se encontrava envolvido com o luto da morte de Moisés quando Deus o chamou para liderar uma grande multidão rumo à terra prometida.
Muitos hoje estão enlutados pelas situações da vida: ex-emprego, o filho nas drogas, a filha na rebeldia, pais separados, violência doméstica, doença, enfermidade, etc.
Naquele momento Josué tinha duas grandes barreiras a vencer: uma era a ausência de Moisés, seu mentor e pai na fé, e a outra liderar um grande povo com todas as dificuldades que ele tinha como ser humano.
Nós temos uma cultura antiga dentro de nós que nos prejudica, de enlutar pessoas e situações. “Ah, se fulano estivesse aqui”, “Ah, que saudades daquele emprego que eu ganhava muito, mesmo sendo escravo”.
Deus não se agrada de luto. Isaías 43:18-19: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo”. (lugar desabitado)
Quantas vezes, diante das adversidades, achamos que estamos acabados e simplesmente nos prostramos. Quantos projetos pessoais, familiares, ministeriais são adiados ou até mesmo cancelados porque não nos sentimos devidamente animados para tanto? Nesses momentos de crise a orientação do Senhor é uma só: “se esforce e se anime”. A vitória virá se praticarmos a Palavra do Senhor.
Mateus 28:20b: “E eis que estou convosco todos os dias (sempre) até a consumação dos séculos”. (até o fim)
Em todo o momento que Jesus enviou seus discípulos Ele lhes deu esta promessa.
📧Contato/aconselhamento: sosmarcia@gmail.com.
📻Programa na rádio WEB: https://radiovidasemmovimento.com.br ::: De segunda à sexta, das 17h às 18h e da 1h às 2h da madrugada.