1 Samuel 27:1-6 nos mostra que Davi e seus homens para fugir da perseguição de Saul foram até Gate, cidade dos Filisteus, do rei Aquis, que os aceitou e lhes deu a cidade de Ziclague. Ele sabia que onde Davi ia era benção e Aquis precisou da ajuda de Davi para vencer muitas batalhas. Davi morou no território filisteu durante 1 ano e 4 meses. Davi era muito preocupado com sua família e com as famílias de seus homens.
Davi não era covarde. Apenas queria um tempo para si, queria descansar. Estamos falando do Davi humano, não do rei, do matador de gigante, do lutador, do matador de urso e leão. Ele estava cansado das investidas de Saul.
1 Samuel 30:1-6,7-20 Davi se angustiou em ver aquela destruição e com razão porque ninguém reage à dor com alegria. Ele sabia que ia ser apedrejado pelos seus homens porque estava sendo responsabilizado pelo ocorrido e ele não tinha culpa. Eles choraram muitíssimo.
Davi sentiu profunda dor, angústia e sentiu-se sem forças. Seus próprios homens contra ele.
A boa notícia é que em tempos de crise os verdadeiros filhos de deus resplandecem.
Davi buscou ao Senhor e se fortaleceu Nele após a choradeira diante de uma das maiores crises existenciais de sua vida. Ele nunca tinha passado algo assim.
Matou leão, urso, derrubou gigante, venceu guerras, porém era humano assim como Elias, assim como nós.
Davi procurou relembrar tudo o que o Senhor já tinha feito até ali e como grandes livramentos o alcançaram, quando finalmente recuperou o ânimo, consultou ao Senhor (Cap.30, v.6,7,8) e Deus lhe deu a estratégia para vencer e buscar os cativos. Além de recuperar esposas, filhos e homens de Ziclague ainda trouxe consigo riqueza em despojos que repartiu entre todos.
Talvez hoje sua dor seja porque aquele querido quer te apedrejar ou já está te apedrejando. Fica lhe provocando, lhe afrontando, insultando sua fé. Talvez você esteja vivendo uma devastação em sua família/parentela, cativos nas drogas, na leviandade, perturbação entre eles, prostituição, vícios, falta de dinheiro, doença, etc. Mesmo abatido se fortaleça no Senhor como fez Davi.
Cuide de sua família! Não se sinta culpado por nada e não culpe ninguém também. Arrume tempo para sua família, um café, um bate papo, um abraço. Não se afaste deles porque não professam a mesma fé que você, porque estão em caminhos errados. Faça sua parte. Nossa família é o bem mais precioso depois de Deus e nossos parentes também. Não despreze ninguém e também não idolatre. Tem igreja por aí fazendo acepção de pessoas dentro da própria família. Ame-os agora porque estão aqui e o amanhã ninguém sabe. O importante é fazermos nossa parte. Hoje em dia com tanta tecnologia as famílias estão cada vez mais distantes entre si. Troque o virtual pelo físico. Defenda aquilo que o Senhor lhe deu. Reconstrua o que o inimigo tentou arruinar.
Davi consultou o Senhor. Ele não saiu por aí guiado pelas emoções fazendo o que queria. E Deus o respondeu prontamente. Deus sempre responde a oração de um coração contrito e quebrantado (Salmos 51:17).
Lamentações 3:21-24 diz que Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
📧Contato/aconselhamento: sosmarcia@gmail.com.
📻Programa na rádio WEB: https://radiovidasemmovimento.com.br ::: De segunda à sexta, das 17h às 18h e da 1h às 2h da madrugada.