Filipenses 4:11-13: Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso Naquele que me fortalece.
Aprenda a ser uma pessoa contente. Não deixe nada roubar sua alegria. Se você é muito alto e queria ser uma pessoa normal, alegre-se porque você pode ver coisas que os baixinhos não podem ver; se você é muito baixo e não gosta de ser baixo lembre-se de Zaqueu, ele subiu numa árvore e viu o que queria ver. Se você é muito magro e queria ser mais fortinho, alegre-se porque você comer de tudo, mas se você é muito cheinho e gostaria de ser magro você também tem suas vantagens de passar menos frio. Você queria uma casa maior porque acha a sua pequena, mas lembre-se que uma casa maior dará mais gastos com produtos de limpeza. Você tem o que você tem, você é o que você é. Não deixe as circunstâncias controlarem seu humor, diga “eu estou muito bem, estou contente e minhas emoções estão sob controle; quero viver contente o resto dos meus dias”. Se está difícil você viver contente, então deixe Deus trabalhar em sua vida até você chegar lá.
Haverá situações em sua vida que você não saberá o que fazer, por isso não pode deixar tais circunstâncias estragarem seu humor. Não deixe que as pessoas e as circunstâncias controlem sua alegria. Aprenda a ser contente e confiar que Deus está no controle. Se você começa a murmurar, a praguejar, Deus nada poderá fazer. Você, como cristão, não pode ter oscilação de humor, mesmo que você esteja vivendo o dia mal que a Bíblia fala.
O mau humorado, o descontente costuma culpar os que estão ao seu redor pelo seu descontentamento.
Comece a pensar diferente, lembre-se do sacrifício que Jesus fez por você na cruz para você ter vida abundante. Talvez sua infância tenha sido péssima junto dos seus pais, irmãos, mas Deus nunca desistiu de você, tanto é que permitiu que você chegasse até aqui. Quantos já se foram e você permanece.
Confesse isso diariamente: “Eu não tive um começo de vida maravilhoso, mas estou determinada a ter um maravilhoso final”.
João 14:27: Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Não dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.
Quando perceber que você está começando a ficar descontente, chateado, perceber que suas emoções estão querendo te afundar, sentir raiva, pare imediatamente e diga “eu estou muito bem, estou contente e minhas emoções estão sob controle”. Diga em voz alta e se não puder diga em espírito. Suas palavras têm poder. Suas emoções negativas vão te afundar se você não mudar seu comportamento imediatamente.
Livre-se das suas desculpas porque você pode controlar a si mesmo quando quiser. Não desconte seu mau humor nas pessoas, geralmente descontamos nas pessoas que mais amamos.
Diga “eu estou muito bem, estou contente e minhas emoções estão sob controle. Não vou permitir que os sentimentos negativos me tornem uma pessoa insuportável”.
A pior maneira de viver é aquela controlada pelas emoções. Viver pelas emoções é trágico.
A Bíblia diz não se ponha o sol sobre a vossa ira, Efésios 4:26. No momento que a raiva chegar diga “Deus me ajude, Deus me ajude, me ajude”. Diga “eu estou muito bem, estou contente e minhas emoções estão sob controle”. Diga isso até se acalmar.
Pense em coisas boas, como as coisas que você conquistou até hoje, pessoas boas que estão com você, livramentos, curas, etc. Não pense ao contrário, em coisas ruins, pessoas ingratas, desgraças. Seja grato por tudo que você tem e isso te ajudará a viver contente.
Se você não gosta do seu trabalho, dê graças a Deus por ele, porque se você não o quer tem alguém que quer. Se você não gosta com quem você está casado pense duas vezes porque alguém solitário irá querê-lo. Pense em quantas pessoas por aí estão desempregadas e solitárias.
Pense nas áreas que te perturbam facilmente e perceba que o diabo se prepara para te aborrecer e tome a decisão que a partir de agora você é quem irá perturbá-lo dizendo “eu estou muito bem, estou contente e minhas emoções estão sob controle”.
Desenvolva uma mentalidade de estilo abundante e não miserável. Abandone seus pensamentos de miséria e escassez que te deixam descontentes e emocionalmente instáveis. Por exemplo, ao invés de dizer “eu não posso comprar isso, não tenho dinheiro para aquilo, nunca vou comer um filé mignon”, que tal dizer de forma diferente “no momento este gasto não será bom para mim, mas um dia eu poderei comprar isso e tudo o mais que eu desejar”. Não fique dizendo “eu não posso pagar, vou levar o mais barato”.
Testemunho: Lembro-me de quando casei, eu só pensava no pior, pegava os piores alimentos no mercado, ia longe com uma sacola fazer compras com o vale refeição que meu esposo ganhava no trabalho, tomava duas conduções pra levar o alimento para casa e depois ainda ir trabalhar; ia ao final da feira para aproveitar a banca virada; de vez em quando minha tia e uma madrinha de casamento sempre eram usadas por Deus para nos abençoar nos dando os melhores alimentos, mas meus pensamentos eram instáveis e eu vivia descontente. Até que Deus falou comigo através de ministrações como esta, começou a me chacoalhar para eu entender que dependia de mim para Ele realizar uma mudança completa na minha vida. Nada me faltava porque sempre dizimei e ofertei, mas por culpa minha faltava a abundância prometida por Deus como está escrito em João 10:10. O ladrão (Satanás) estava roubando, matando e destruindo a minha fé e esperança porque eu só pensava no mais barato, não sonhava com as coisas boas e não as desejava ter. Eu ia fazer compras com a calculadora e uma lista contando cada centavo. Eu ficava de carona na prosperidade dos outros quando Deus estava querendo me prosperar, me abençoar. Deus teve que ser duro comigo nas ministrações me mostrando que eu estava errando no meu modo de agir, falar e pensar. Uma vez eu estava no mercado e desejava comer frios, fui pegar os mais baratos naquelas bandejas prontas calculando cada centavo e Deus me visitou ali no mercado e me deu um chacoalhão, dizendo-me “o melhor produto não é aquele que tem a melhor marca, mas sim aquele que você deseja comer e se identifica com a marca; pegue o que você quer comer e pare de ser incrédula!” Ali eu comecei a entender Deus e seus feitos. Quando eu ia à Igreja Deus usava o pregador para me exortar. Era como se Deus estivesse me perseguindo para eu entender que Ele queria mudar minha história, mas dependia de mim. Era um demônio agindo em mim, me cegando, me ensurdecendo, agindo em mim como o ladrão mencionado em João 10:10, me enganando acerca dos preços porque eu estava gastando em condução para ir atrás de preço barato e acabava com dor em minha coluna carregando as compras no ônibus.
Você precisa mudar seus pensamentos e atitudes, e agir conforme a Palavra de Deus, senão não tem como Ele mudar sua história. Se você pensar que você só pode comer arroz o resto da vida assim será, mas se você começar a pensar naquela macarronada completa, naquela carne macia, com certeza Deus lhe dará. Mas não se esqueça que você precisa aprender a viver contente em qualquer situação, viva contente quando comer arroz e viva contente quando comer macarronada; viva contente quando puder comprar e quando tiver que passar por um período de privações. Viver contente não significa aceitar a situação, mas sim não murmurar e esperar o agir de Deus. Viver contente não significa se contentar com porcaria, com produtos de baixa qualidade. Condicione seu cérebro a ter o melhor e esperar em Deus. Mude seus pensamentos e atitudes. Se hoje você come arroz e não tem uma carne, se contente, porém creia que amanhã a carne virá e a melhor que você já comeu. Viva contente e confesse “eu quero ter tudo o que Deus quer que eu tenha”.
Um dos nomes de Deus é EL SHADAI, que significa Todo-Poderoso e não el barato. Deus quer que sejamos abençoados para ser bênçãos a outras pessoas e não retermos nada para nós.
[Pastora Joyce Meyer parcial]
📧Contato/aconselhamento: sosmarcia@gmail.com.
📻Programa na rádio WEB: https://radiovidasemmovimento.com.br ::: De segunda à sexta, das 17h às 18h e da 1h às 2h da madrugada.